Facismo, Nazismo e Governos Autoritários

Quando se trata de facismo o debate aquece e os ânimos vão a loucura, um movimento político que possui uman complexidade imensa, já que se apropria de diferentes ideologias. O facismo, quando consegue ocupar espaços de poder, se transforma em um regime autoritário com base na exclusão social, sendo assim hierárquico e elitista
Enquanto fenomeno histórico, o facismo tem características marcantes: a implantação de um sistema unipartidario, para sanar a concorrência no âmbito político nacional; culto ao líder, o colocando como única salvação da nação; repulsa aos valores liberais e democráticos; desejo de expansão imperialista, com a ideia de domínio de povos mais fracos; uso da retórica contra os métodos políticos tradicionais, com o argumento de que estes são incapazes de combater as crises; Exaltação dos "valores tradicionais", criticando fortemente os valores "modernos"; Mobilização das massas e Controle total do Estado.

A crise econômica que assolou o país depois da Grande Guerra, ligada a frustração italiana com e o temor da expansão socialista no pais, trouxe a ascensão do facismo na Itália. A expressão "fascismo" foi cunhada pelo Italiano Benito Mussolini que criou, em 1919, uma organização chamada Fasci Italiani di Combattimento. Mussolini alinhou seu discurso político com o viés nacionalista italiano, entre 1919 e 1920, que ganhou força entre as classes conservadoras, principalmente as regiões rurais. Assim, a partir do Fasci Italiani di Combattimento, surgiu o Partido Nacional Facista. O objetivo era tomar o poder da Itália tanto por via eleitoral quanto por meio da violência contra a oposição, ação que foi elogiada por algumas classes italiana. Mussolini chegou ao poder em 1922 após a realização da chamada Marcha sobre Roma, que aconteceu no dia 28 de outubro de 1922, onde os fascistas de toda a Itália marcharam sentido a Roma, para pressionar o rei, Vitor Emanuel III,a empossar Mussolini como chefe de estado. Com toda a pressão, o rei empossa e convoca o Benito Mussolini a formar a base do novo governo, que conseguiu controlar todo o estado com o tempo. O Partido Nacional Facista planejou um modelo de estado forte, com um poder executivo centralizado e com uma figura de líder incontestável. O culto a personalidade de Mussolini é uma característica marcante do facismo, essa adoração ao chefe de Estado se espalhou em outros países na época fazendo surgir movimentos, que assim como o facismo, são conhecidos mundialmente. Um desses movimentos é conhecido como "facismo alemão", o Nazismo de Adolf Hitler, que é o próximo a ser destrinchado.
 

Com ideais extremistas difundidos, nacionalismo extremado, exaltação de guerra como forma de promover desenvolvimento, antissemitismo (aversão aos judeus) e preconceito racial a outras minorias, a Alemanha tinha o cenário perfeito para receber o Nazismo. Com o fim da Primeira Guerra a Alemanha se encontrava humilhada e arrasada, após uma crise econômica e duras imposições do Tratado de Versalhe. Tudo isso fez a economia alemã entrar em colapso, com sua moeda sofrendo grande uma forte desvalorização e grandes taxas de desemprego nos anos de Grande Depressão. Num cenário de radicalização da política, crise econômica,  temor do comunismo soviético e ressentimento pela derrota, o Nazismo encontrou espaço para surgir e crescer dentro da política da Alemanha. O Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães, surgiu em 1920 e era herdeiro do Partido dos Trabalhadores Alemães, do qual Adolf Hitler já fazia parte. Hitler rapidamente ascendeu dentro do partido e, em 1921, já era chamado de líder. Os membros do partido se organizava como tropas militares que tinham como ideal principal a obediência cega e absoluta ao líder do partido. Em 1923, os nazistas organizam uma tentativa de golpe na Baviera, que fracassa e leva muitos dos agitadores a cadeia, entre eles estava Adolf Hitler que escreveu o livro Minha Luta, com os preceitos básicos da ideologia nazista. Uma das maiores consequências atribuída aos nazistas foi o início da Segunda Guerra Mundial, mas sua maior consequência foi a grande perseguição aos judeus nas décadas de 1930 e 1940. Após ocupar o poder, Hitler iniciou um processo de perseguição aos judeus quando foram aprovadas as Leis de Nuremberg (que amparava juridicamente essa perseguição) que desencadeou na criação de campos de concentração. Os nazistas construíram esses campos para abrigar presos políticos, que recebia social-democratas e comunista. Com o crescimento do nazismo mais campos passaram a ser construído e passaram a receber mais pessoas, com isso, Testemunhas de Jeová, negros, homossexuais, ciganos e principalmente judeus, passaram a ser encaminhados para esses locais. Na Guerra, foi criados um plano de exterminio dos judeus, que resultou na morte de 6 milhões de pessoas em diferentes campos, Num processo que ficou conhecido como Holocausto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos da República

A Era Vargas

Belle Époque e a Grande Guerra