Início da república

Com a proclamação da república, o Brasil Imperio desmorona e se dá início à um novo sistema que durou de 1889 a 1930, chamado República Velha (chamada dessa forma pois mais ora frente ocorre uma pós-revolução que marca a história da República) querendo descentralizar o poder público. Podendo ser dividido em dois períodos: República da Espada e República Oligárquico.

Sendo o primeiro período republicano no Brasil, a Revolta da Espada (1889-1894) tem esse nome pois teve como líderes dois militares, sendo eles: o Deodoro de Fonseca, que foi escolhido provisoriamente para o cargo e teve como seu grande feito q constituição de 1891; e o Floriano Peixoto, que com a ajuda da oligarquia Paulista chegou ao poder, com uma posse que aconteceu como troca de acordo com os paulistas. Marcado por disputas policiais pesadas, como: a Revolução Federativa e a Revolta Armada.

O segundo período republicano no Brasil marca quase toda Primeira República, a República Oligárquico (1894-1930) se dá pela alternância de poder entre as oligarquias cafeeiras de São Paulo e Minas Gerais. Com muito poder na mãos desses pequenos grupos, eles acabaram se beneficiando em todos os âmbitos. Ficou marcada pela "Política dos Governadores" que era a troca de favores das oligarquias locais com o Governo federal, e pela "Política do Café com Leite" que consistia na união das oligarquias mais poderosas com a finalidade de revezar os candidatos se apoiando-se uma na outra,oque não foi de todo bom pois causou a desvalorização do câmbio. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Projetos da República

A Era Vargas

Belle Époque e a Grande Guerra