A queda da Monarquia
Começando a saga com a velha república, volto um pouco no tempo para contextualização (já que vemos muitos termos e situações desse primeiro momento).
As desavenças de Dom Pedro II com a elite agrária ( que após abolição da escravidão se viu prejudicada, já que eram muito dependente da mão de obra escrava, e a falta de indenização chateou bastante essa classes fazendo eles ficarem contra a monarquia), a Igreja católica (que se negava a aceitar as ordens do rei)e os militares ( necessitavam "purificar" os costumes militares e manter a imagem conquistada na Guerra do Paraguai)das bases desse enfraquecimento de poder. Com diversas dívidas e caindo aos pedaços, o Brasil Imperio não estava conseguindo conciliar as velhas e novas demandas do estado, levando a dívidas imensas. A junção desses fatores resulta num golpe militar e com a queda da monarquia.
Comentários
Postar um comentário